Confira abaixo as especialidades da Ortofisio.

Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia e traumatologia são uma só especialidade. A ortopedia cuida de problemas principalmente anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor. A traumatologia cuida do mesmo sistema, com foco nas lesões provocadas pelo movimento e impactos como contusões, fraturas, luxações, acidentes, etc.

Fisiatria

Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves como uma dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como seqüelas de um “derrame” cerebral (acidente vascular cerebral). Seu principal objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando em associação com outros profissionais de saúde.

Fisioterapia

Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Acupuntura

É um ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, os quais se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

RPG – Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia. Consiste em uma técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos corporais, através do estiramento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas, ganho de mobilidade, e assim; o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Pilates

O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve). Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Hidroterapia

A Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é um exame que verifica a quantidade de massa óssea que permite o diagnóstico e o tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura.